TELMA ANDRÉIA

PROFISSIONAL TELMA ANDRÉIA

Tricoterapeuta Capilar Naturóloga

NívelII

Registro: RGHP 161420

Membro Fiscal da ATT-MG (Associação dos Profissionais Tricoterapeutas de Minas Gerais)

Especialista em queda e crescimento capilar

Aromaterapeuta

Argiloterapeuta

Esteticista Facial Naturóloga

Formação em Personal Hair Trat

Formação em Comunicação Tricoterápica

Formação em Oratória

Aluna do 5º período de Tricologista Clínica

Associada ao CEPESTRI-BR Centro Brasileiro de Pesquisa e Estudo de Tricoterapia

Professora do Curso de Cabeleireiro

Formada na Escola Hospital do Cabelo

ENDEREÇO

Rua Nove de Outubro, nº 105 - Edif. José Caldas
Bairro: Centro - Itabira - Minas Gerais
Tel: (31)3831-0112
e-mail: telmaandreia@yahoo.com.br

AGENDE SUA CONSULTA

segunda-feira, 9 de maio de 2011



O que é TRICOTERAPIA?

É a área da saúde capilar que trata de patologias (doenças) dos cabelos,  com base nos estudos da Tricologia.

Tricologia (do grego Trichos - cabelos / Logos - estudos), um campo novo da Medicina que sistematiza conhecimentos da Clínica Médica, da Endocrinologia, da Dermatologia e da Psiquiatria ligadas aos cabelos. 
Os progressos nesta área do conhecimento permitem propor, na maioria das vezes, uma terapêutica efetiva para os problemas capilares de ambos os sexos.
A Tricologia é, portanto, fundamental para o profissional  identificar e entender bem as características da complexa estrutura capilar e do couro cabeludo a fim de realizar o seu trabalho com qualidade e segurança. Assim,o resultado aparecerá mais rápido,agradando aos seus clientes e garantindo o sucesso do profissional.
Além da Tricologia, a Tricoterapia tem outras bases científicas que são: Cosmetologia, Naturologia, Programação Neurolinguistica, etc.

 Quem é o TRICOTERAPEUTA?

É o profissional habilitado a tratar de patologias fio de cabelo.
O Tricoterapeuta é capaz de fazer uma análise do fio de cabelo e couro cabeludo (seja com o uso de aparelhos ou através do tato e visualização), diagnosticar o problema apresentado e desenvolver um tratamento personalizado para seu cliente, além de mudar os hábitos capilares do mesmo, recuperando assim, a saúde dos cabelos.

 Quais os conhecimentos que um TRICOTERAPEUTA deve ter?
·          
* Histologia capilar
* Tricologia
* Tricoses do couro cabeludo
* Tricoses do fio de cabelo
* Programação neuro-lingüística
* Psicologia
* Cosmetologia
* Fitoterapia
* Aromaterapia
* Eletroterapia
* Laserterapia
* Nutrição 

Qual a diferença entre TRICOTERAPEUTA e TERAPEUTA CAPILAR?

Atualmente, como a área de terapia capilar está crescendo rapidamente, muitos cabeleireiros estão fazendo aqueles "cursos de reciclagem" em empresas de cosméticos e acabam se identificando como "terapeuta capilar".
Já o Tricoterapeuta é um profissional que fez um curso sério de 1 ano e aprendeu várias matérias com fundamento científico e trata os cabelos seguindo os princípios da Tricologia, Cosmetologia, Fitoterapia, etc. Após a aprovação, geralmente todos os Tricoterapeutas entram na ATT-MG, que é a única associação que defende e organiza a profissão. Com isto seu diploma é registrado e ele fica legalizado durante 1 ano. Para legalização no ano seguinte, o mesmo passa por fiscalizações. A associação realiza um trabalho sério e ético.

Como é feita a formação profissional em TRICOTERAPIA?  

A formação profissional do TRICOTERAPEUTA pode ser feita em vários níveis:
a) NÍVEL I: Tricoterapeuta ou Tricoterapeuta Capilar: profissional formado com diploma e habilitado para tratar os mais diversos tipos de problemas capilares. Possui diploma e  registro na associação vigente. 


b) NÍVEL II: Tricoterapeuta Naturólogo: profissional formado que fez especialização em Naturologia capilar, sabe atuar com o aparelho de análise capilar, em especial o View Máster, laser. Possui diploma e  registro na associação vigente com todas as especialidades em sua carteira. Pode abrir um centro de tricoterapia capilar ou clínica de tricoterapia, desde que aprovado pela associação. 


c) NÍVEL III: Tricoterapeuta Tricologista: profissional formado em Tricoterapia, Naturologia Capilar e aprovado no Curso Avançado de Tricologia, possuindo assim grande conhecimento em Tricoterapia, Naturologia capilar  e Tricologia. No decorrer do terceiro período do Curso Avançado de Tricologia o aluno deverá apresentar a diretoria da Associação no mínimo 3 teses ou trabalhos científicos. 


d) NÍVEL IV: Mestre em Tricoterapia: profissional formado em Tricoterapia, Naturologia Capilar e aprovado no Curso Avançado de Tricologia, possuindo assim grande conhecimento em Tricoterapia, Naturologia capilar  e Tricologia e se quiser pode ministrar aulas de Tricoterapia, desde que seja aprovado  pela Associação.

Quem é considerado TRICOTERAPEUTA?

Somente os profissionais associados a ATT-MG estão legalizados na profissão.
 Os TRICOTERAPEUTAS tem código de ética?
Sim. Os Tricoterapeuta tem Código de Ética e são fiscalizados todos os anos pela Diretoria Disciplinar da ATT-MG.
 Como saber se o profissional que se apresenta para mim é um TRICOTERAPEUTA aprovado pela ATT-MG?
Basta entrar na nossa página e ver os associados. Todo ano, todos os associados são fiscalizados e caso não estejam exercendo a profissão seguindo o código de ética, são advertidos, multados em caso de reincidencia e até expulsos da ATT-MG. Nosso trabalho é muito sério e exige muita responsabilidade e ética profissional.


FONTE: http://www.attmg.com.br/tricoterapia.html

3 comentários: