TELMA ANDRÉIA

PROFISSIONAL TELMA ANDRÉIA

Tricoterapeuta Capilar Naturóloga

NívelII

Registro: RGHP 161420

Membro Fiscal da ATT-MG (Associação dos Profissionais Tricoterapeutas de Minas Gerais)

Especialista em queda e crescimento capilar

Aromaterapeuta

Argiloterapeuta

Esteticista Facial Naturóloga

Formação em Personal Hair Trat

Formação em Comunicação Tricoterápica

Formação em Oratória

Aluna do 5º período de Tricologista Clínica

Associada ao CEPESTRI-BR Centro Brasileiro de Pesquisa e Estudo de Tricoterapia

Professora do Curso de Cabeleireiro

Formada na Escola Hospital do Cabelo

ENDEREÇO

Rua Nove de Outubro, nº 105 - Edif. José Caldas
Bairro: Centro - Itabira - Minas Gerais
Tel: (31)3831-0112
e-mail: telmaandreia@yahoo.com.br

AGENDE SUA CONSULTA

quarta-feira, 25 de maio de 2011

ALOPÉCIA ANDROGENETICA EM MULHERES?



QUEM PENSA QUE CLAVÍCIE DÁ SOMENTE EM HOMEM ESTÁ MUITO ENGANADO.

A calvície, que já incomoda bastante os homens, quando acomete as mulheres pode ser causa de grande ansiedade, sofrimento emocional. Os cabelos tem grande importância na estética da mulher e são muito valorizados como característica feminina. A perda deles traz enorme significado em relação à auto-estima sendo motivo frequente de busca de tratamento.

A alopécia androgênica (calvície) é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas que também pode afetar as mulheres. Ocorre devido à uma herança genética e o histórico de calvíce pode vir tanto do lado da mãe como do pai.

O processo acontece devido a ação da enzima 5-alfa-redutase sobre o hormônio testosterona (a mulher também apresenta este tipo de hormônio, porém em menor quantidade que o homem) resultando no subproduto DHT (dihidrotestosterona). Este último age sobre os folículos pilosos, provocando o seu afinamento e miniaturização.

Outras causas, como anemia ou alterações tireoideanas, podem provocar a queda dos cabelos nas mulheres, porém a manifestação ocorre de forma diferente, também provocando rarefação dos cabelos mas sem o afinamento característico da alopécia androgênica.
Mulher fica careca?

A perda dos cabelos geralmente se inicia após a puberdade, quando os hormônios sexuais começam a ser produzidos. A evolução é lenta e o mais comum é ocorrer uma rarefação difusa dos cabelos, que se tornam finos e tem seu tamanho diminuído. Dificilmente a mulher chega a ficar careca, mas isso pode acontecer em casos de maior intensidade e em mulheres de idade mais avançada.

Calvície feminina


O quadro pode se tornar mais intenso se a mulher apresentar alterações hormonais, como a síndrome do ovário policístico ou o hirsutismo. Em algumas mulheres, a alopécia androgênica só começa a se manifestar após a menopausa, quando ocorre uma diminuição da produção dos hormônios femininos.
Tratamento

A calvície feminina pode ser tratada e o principal resultado da melhora é o resgate da auto-estima. O tratamento visa evitar a ação hormonal sobre os folículos, revertendo o processo de afinamento e miniaturização e é feito com o uso de anti-andrógenos (combatem a ação dos androgênios: hormônios masculinos). Para isto trabalho com tratamento com produtos tricoterapicos que são naturais. Além disto faço uso do Laser e Eletroterapia.
A finasterida, medicamento utilizado com sucesso no tratamento dos homens, não é indicada para o tratamento de mulheres, mas outros produtos podem obter resultados semelhantes. Eu trabalho na minha clínica com um complexo natural que se chama ANTI- DHT. O resultado é fantástico.

Além disso é feito o estímulo ao crescimento dos cabelos, com suplementação vitamínica e substâncias naturais de uso local.

O tratamento é contínuo e os resultados podem demorar um pouco a aparecer, devendo-se ter paciência e perseverança.

Pode ser necessária uma avaliação hormonal e a realização de exames que excluam outras causas da queda dos cabelos, como o eflúvio telógeno e a alopécia areata. Para isto eu indico que minha tricopaciente faça uma consulta com um médico endocrinologista. Eu trabalho em parceria com nutricionista, endocrinologista e dermatologista.

A indicação do melhor tratamento depende de cada caso e deve ser determinada pelo Tricoterapeuta.
A profissão de Tricoterapeuta que é uma evolução da terapia capilar consegue resultados fantásticos. Por isto tenho orgulho em dizer que sou uma Tricoterapeuta Capilar.

TELMA ANDRÉIA

10 comentários:

  1. Muito boa a matéria, informações para ser analisadas com carinho.

    ResponderExcluir
  2. Que tristeza obter essa doença,mais é gratificante ter o conhecimento para trata-la.osvanira.

    ResponderExcluir
  3. com todo recurso que a tricoterapia oferece e conhecimento,podemos fazer um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Que bom saber que como uma futura Tricoterapeuta vou poder solucionar esse tipo de patologia nas minhas Tricopacientes.
    Adriana santos

    ResponderExcluir
  5. Ok gostei muito de todas as informações enviadas,conhecimento é sempre bem vindo.

    ResponderExcluir
  6. É de muita importancia o acompanhamento do médico juntamente com o tricoterapeuta capilar.
    neire lucia .
    s.o.s.do cabelo.

    ResponderExcluir
  7. Todas as informações são sempre de grande valia para o nosso trabalho de tricoterapeuta.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. A parceria é fundamental para esses casos. Silvia.

    ResponderExcluir
  9. Excelentes imformações, percebo que o estudo é mais que importante, para estarmos sempre atualizadas com as demais patologias.
    Simone Line

    ResponderExcluir
  10. Antigamente pensavam que mulheres não tinham alopecia, hoje sabemos que em quantidade menos expressiva que o homem ela tambem tem devidos varios fatores.
    Cris targino

    ResponderExcluir